Deni Zolin

Empresa de Santa Maria vende usina solar de R$ 4,5 milhões

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Arte gráfica, divulgação/

Uma empresa de Santa Maria fechou um negócio de R$ 4,5 milhões e vai instalar uma usina de geração de energia solar com 2,6 mil mil painéis fotovoltaicos, cobrindo 2 hectares, e uma potência de 1,18 megawatts (MW). É a empresa Parceria Solar, que nasceu em Santa Maria e está presente em cinco Estados. O negócio milionário foi fechado com a fábrica Mercur, de Santa Cruz do Sul, que compra hoje energia elétrica no mercado livre, com custos menores do que as concessionárias, e está migrando para ser abastecida totalmente com energia solar gerada na própria empresa.

Segundo o diretor da Parceria Solar, Rodrigo Corrêa, essa é uma tendência atual, de grandes empresas que hoje compram energia no chamado mercado livre (direto de usinas ou outras empresas) e estão passaram a investir em geração própria para reduzir os custos.

No caso dessa nova usina, até fevereiro, serão instalados 2,6 mil painéis solares para gerar 1,18 MW na Mercur. Depois, segundo a Parceria Solar, a empresa fará a migração gradual e deve dobrar o tamanho da usina, instalando mais 2,6 mil painéis fotovoltaicos e gerando mais 1,18 MW.

Concessão da RSC-287 vai salvar vidas e tirar atraso da infraestrutura da região

Corrêa atua na área de energia solar desde 2013, quando a tecnologia começou a se popularizar no Brasil. Há dois anos, fundou a Parceria Solar. Ela tem hoje 42 lojas próprias e licenciadas no Rio Grande do Sul e outros quatro Estados (Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia).

A empresa está negociando a venda de outras três grandes usinas, sendo duas no Nordeste brasileiro, de 12 MW e de 5 MW, e uma de 5 MW no Sudeste.

Segundo Corrêa, a alta expressiva da tarifa de energia elétrica fornecida pelas concessionárias aumentou novamente a procura de famílias e empresas querendo instalar usinas fotovoltaicas para reduzir custos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Custo com pedágios daqui à Capital cairá em agosto, mas subirá em 2022 Anterior

Custo com pedágios daqui à Capital cairá em agosto, mas subirá em 2022

Concessão da RSC-287 vai salvar vidas e tirar atraso na infraestrutura da região Próximo

Concessão da RSC-287 vai salvar vidas e tirar atraso na infraestrutura da região

Deni Zolin